>

António Francisco Cardim (Viana do Alentejo, 1596 — Macau, 1659) foi um sacerdote jesuíta, missionário no Oriente e um dosescritores do século XVII que registaram a gesta da Companhia de Jesus e dos seus padres na China e no Japão.
Estudou na Universidade de Évora e desenvolveu uma actividade apostólica na Índia, Japão e China. Redigiu várias obras e documentos valiosos que retratam os acontecimentos, os costumes e as paisagens dos locais por onde passou.
Foi autor das obras: Batalhas da Companhia de Jesus na sua gloriosa Provincia do Japão, Lisboa, 1894; Fasciculus è Japonicis floribus suo adhuc madentibus sanguine (Roma, em 1646); Relação da gloriosa morte de quatro embaixadores portugueses da cidade de Macau com cinquenta e sete companheiros degolados pela fé em Nagazaqui a 3 de Agosto de 1640;
Teve ainda uma significativa e relevante projecção administrativa no Oriente, tendo sido Procurador-Geral da província do Japão, utilizando essa condição para tentar normalizar as relações com os japoneses depois do massacre. Veio a falecer em Macau, a 30 de Abril de 1659.
In Biblioteca Lusitana
Anúncios