>

“Apenas uma pequena recordação dos tempos antigos do Liceu de Macau, desta vez do meu tempo em que o edifício do Liceu funcionava na Tap Seac. Trata-se da equipe de futebol do Liceu, presente no Campeonato de Futebol das Escolas de Macau, julgo que no ano de 1956. João Bosco Basto da Silva”
Na resposta a este testemunho desafiei o meu amigo macaense, JBBS, a fazer uma legenda para a fotografia. Eis a resposta… pelo menos uma parte, pois gostaria de contar com mais!
Olá João Botas,
Em resposta ao teu mail, segue um pequeno testemunho meu sobre o Liceu de Macau.
A foto em causa mostra a equipa de futebol do Liceu nos Campeonatos Escolares de 1956. Dos presentes, duas colegas estão falecidas (Geraldina Robarts e Lídia Assumpção), os restantes encontram-se ausentes de Macau com excepção do Dr. Henrique de Senna Fernandes e 3 colegas. Eis aqui, embora em pequena escala, o fenómeno da Diáspora Macaense; à falta de emprego para os jovens, a maior parte deles tiveram que emigrar. Hoje, o grupo de colegas dessa foto encontra-se espalhado por Portugal, Hong Kong, Austrália, Brasil, Canadá e Estados Unidos da América. Espero e desejo profundamente encontrar alguns deles no Encontro das Comunidades Macaenses em Novembro próximo.
P.S. Muito mais haveria a dizer sobre essa foto; se alguém estiver interessado, estarei disponível para o efeito.
João Bosco Basto da Silva – Agosto 2010
Anúncios