>

 Desfiles nos anos 60
 
Da esq. para a dtª.: Escola Comercial (inaugurada em 1966), Campo dos Operários (comemorações do Dia da República Popular da China)  e construção do Hotel Lisboa que seria inaugurado em Fevereiro de 1970. 

O senhor Lei Iok Tin é um fotógrafo famoso de Macau e as pessoas tratam-no por “Velho Tin”, tendo dedicado ao trabalho de fotografar há mais de meio século. Embora tenha 86 anos de idade, continua a ser apaixonado pela arte fotográfica, tendo na sua posse, fotografias tiradas das grandes e pequenas paisagens de Macau, onde deixaram muitas pegadas suas. Ele é testemunha das vicissitudes desta pequena cidade. Entre 1949 e 1970, a fim de comemorar o Dia Nacional, os arcos decorativos construíam-se em algumas grandes ruas de Macau. Quando se acendiam as luzes, o grupo de representação recreativa e artística começava a actuar debaixo do arco decorativo e todos se mostravam muito animados, realçando uma elegância impressionante nas actividades realizadas no Dia Nacional. Estes arcos decorativos construídos para o Dia Nacional, eram sofisticados e imponentes e constituíam as características culturais da respectiva comemoração desta Região. Estas imagens preciosas ficaram, do modo de possível, na lente da maquina fotográfica do Velho Tin, as quais testemunharam o orgulho dos arcos decorativos do Dia Nacional celebrado em Macau e reflectiram o patriotismo dos compatriotas desta pequena cidade. 
Texto do site do Museu de Arte de Macau

Foto de Lei Iok Tin, tb conhecido por Tin Pak. 
Nasceu em 1918, em Xinhui na Província de Guangdong, tendo crescido em Macau. Aos 18 anos de idade, comecou a trabalhar como aprendiz de fotografia e completou os estudos três anos depois. Posteriormente, trabalhou para vários estúdios de Hong Kong e Macau. Durante mais de 60 anos dedicou-se à fotografia, apesar das muitas dificuldades que encontrou; desdenha a fama e a fortuna dando bastante importância ao trabalho prático. Tem sempre por objectivo divertir-se e divertir os outros com as suas fotografias.
Mais fotos – por Lei Iok Tin – de arcos comemorativos aqui 
http://macauantigo.blogspot.com/2011/02/100-anos-de-republica-na-china.html

Vista a partir da zona do Fai Tchi Kei. Década 1960. 
No “Macau Antigo” existem várias dezenas de fotografias da autoria deste senhor. A modesta homenagem só peca por tardia. Bem haja por nos ter proporcionado estes ‘instantes’ únicos. Obrigado!
Anúncios